3 cursos para se tornar um especialista em café

O café é uma das bebidas mais consumidas pelos brasileiros e esses grãos são tão importantes para nós, que existem estudos cada vez mais técnicos para desenvolver diversos tipos de café. Isso mesmo! Existem pessoas especialistas no assunto e que sabem utilizar recursos variados para diversificar o gosto de café e desenvolver o melhor grão.

Mas qual a formação desses profissionais? Se você quer se tornar um especialista em café, veja a seguir 3 cursos que você pode fazer:

Curso de Barista

Preparar um bom café é um arte, mas para ser especialista na área é necessário buscar uma formação adequada. Por isso, separamos alguns cursos possíveis para os amantes de café que querem aprender a diferenciar os grão, a escolher o melhor material e a dominar métodos de preparo da bebida.

Trata-se do curso de Barista, uma especialização voltada para produção, preparo e degustação do café. Além disso, o aluno também tem acesso a informações relacionados ao local de plantio e colheira do café, que pode influenciar muito no sabor.

Como você pode imaginar, o Barista precisa manusear máquinas no seu dia dia, como por exemplo, a máquina que produz o café expresso. Dentro do curso, o aluno também aprende técnicas e como utilizar determinadas máquinas básicas para o serviço de Barista.

Café Caseiro

Para quem quer aprender sobre café, mas sem perder aquela prática do café de casa pode se identificar com o curso de Café Caseiro. A formação é bastante específica, por isso, pode ser difícil encontrar o curso no mercado. A possibilidade pode estar disponível em locais que já possuem o curso de Barista.

E qual seria a diferença entre esses dois cursos? Bem, como o próprio nome indica, esse curso é especializado na produção e métodos de preparo do café caseiro.

No curso, a apreciação de diferentes cafés será uma prática constante. Os métodos de preparo caseiro são diversos, como o café coado, a prensa francesa e a aeropress.

Drinks com Café

Se a especialização em café já é uma curso bem específico, a especialização em Drinks de Café é uma formação muito exclusiva. Provavelmente você encontrará esse cursos nas instituições de ensino que oferecem o curso de Barista e o curso de Café Caseiro.

Nessa formação, além dos conhecimentos acerca dos tipos de café, das diferenças do modo de preparo e da degustação por localidade, o aluno precisa aprender também sobre outros ingredientes.

O curso é focado na combinação do café com ingredientes como nozes, balas e chocolates, para então, criarem os seus próprios drinks.